domingo, 24 de janeiro de 2016

LIÇÃO 5 O Arrebatamento da Igreja – 31 de janeiro de 2016

Lição 5 – O Arrebatamento da Igreja – 31 de janeiro de 2016

SUBSÍDIOS PARA A LIÇÃO
Introdução
A Bíblia tem uma das mais lindas promessas que é a volta do senhor Jesus para nos buscar. Jesus está nos preparando morada.
E essa promessa vem do próprio Jesus.
No início, os apóstolos não tinham entendido como tudo aconteceria, estavam confusos, porque Jesus havia morrido na cruz e eles estavam assustados e confusos.
No primeiro século, a doutrina sobre a primeira ressurreição ainda era um mistério. Somente com a carta aos Tessalonissenses em 54 d.C e com a primeira carta aos Coríntios quase seis anos mais tarde é que o mistério do arrebatamento foi desvendado.
Devemos nos lembrar que todas as promessas feitas se cumpriram, só falta essa.
Tenhamos fé nas promessas de Jesus, não devemos nos abalar com aquelas pessoas que dizem que essa promessa já tem dois mil anos. Devemos nos lembrar que para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia (II Pedro 3.8).
Será um momento em que estaremos para sempre com o Senhor.
Alegrem-se, irmãos em Cristo, estaremos todos juntos na presença dEle em breve, é só prestar atenção aos sinais de Sua volta. Tudo está se cumprindo exatamente como Ele disse.
1 – Todos os salvos serão arrebatados
Professor, explique a seus alunos que quando um crente morre, sua alma vai imediatamente ao paraíso enquanto seu corpo vai para a sepultura.
No momento do arrebatamento, sua alma e seu corpo serão unidos, mas seu corpo receberá uma transformação, será “glorificado”, seremos semelhantes a Cristo. Não estaremos mais sujeito ao pecado, não morreremos mais e teremos algumas características que não temos hoje.
É claro que quem estiver vivo nesse momento não passará pela morte, estará com o Senhor.
Lembre os alunos que Jesus voltará à terra em duas etapas distintas:
a)   Uma invisível e sem tocar na terra PARA os seus. Essa vinda é chamada de “Arrebatamento”. Virá para, entre outras coisas, livrar os seus da ira de Deus.    
b)    Outra visível nas nuvens em glória e poder sete anos depois COM os seus para salvar e restaurar o remanescente fiel de Israel, vencer o anticristo, prender Satanás e governar a terra por mil anos.

Pela profecia de Daniel sobre as setenta semanas proféticas (Dn. 9.24-27), 69 semanas já se passaram. O tempo de contagem terminou com a morte de Jesus Cristo na cruz. A partir daí, parou a contagem das semanas. Falta uma última que é a Grande Tribulação. Esta é futura, ainda não aconteceu.
Linha de tempo:

Quais os propósitos do rapto?

   Revivificar os mortos em Cristo;
   Transformar os nossos corpos.  1Co 15.52: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
   Revelar a Cristo. Jo 17.24: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.”
   Livrar-nos da tribulação.
Ø  Is 26.19-20: “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.  Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira.
Ø  Ap 3.10: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”
   Levar-nos ao encontro do Senhor nos ares e à casa do Pai. Jo 14.3: “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”. O Salmo 24 é uma descrição da entrada triunfal de Jesus no céu.
   Recebermos a Nova Jerusalém. Fp 3.20: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
   Revelarmos Deus face a face. Mt 5.8: ”Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
E para aqueles que não acreditam em Jesus, eles passarão por um tempo de extrema dor e sofrimento como nunca houve e nunca haverá (Mc 13.19). Então o Diabo estará solto.

2 – O Arrebatamento e a Ressurreição dos Mortos
Explique que o “sono da alma” é uma heresia defendida por muitas seitas e que não devemos incorrer nesse erro. Estaremos plenamente conscientes.
Na ressurreição de Lázaro (João 11.11-14), Jesus foi muito claro a respeito do que chamava de “sono”:
11 Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
12 Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
13 Mas Jesus dizia isso da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
14 Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto”.
Lembre também que a Bíblia fala que existirão duas ressurreições. A primeira engloba os do arrebatamento (a igreja) e os salvos provenientes da Grande Tribulação. A segunda, no fim do milênio, para os ímpios.
Essa é a grande esperança para os crentes: estar para sempre com o Senhor.
E Ele virá nos buscar PESSOALMENTE.
3 – Antes do Arrebatamento e Depois dele
Sempre houve grande perseguição aos crentes, desde o início da igreja. E hoje em dia isso continua, apenas mudaram sua forma de agir, mas são perseguições.
Em alguns países ela é mais forte. Em alguns é proibido ter um exemplar da Bíblia Sagrada. Em outros ela é mais branda.
Mas nossa esperança é que um dia estaremos com o Senhor com alegria como está escrito em Ap. 21.4: “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
Todo crente deverá estar preparado JÁ!.
É perigoso dizer que devemos nos preparar para a volta de Cristo. O correto é ESTAR preparado já AGORA!! Não percamos tempo. Podemos ficar aqui. Pode não dar tempo.
Conclusão
Devemos manter nossa esperança acesa crendo nas promessas que Cristo nos fez. Devemos nos afastar desse mundo mau e corrupto para um dia termos o direito de estar com Ele.
Em Mateus 7.13 tem um alerta: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
Em Lucas 13.24 está escrito: “Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.”
O tempo de Jesus nos buscar está se aproximando!
MARANATA!!!

Pb. Paulo Roberto Berrutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário