quarta-feira, 9 de março de 2016

O JUÍZO FINAL - lição 11 cpad trimestre de 2016

EBD MATRIZ LIÇÃO 11 - O JUÍZO FINAL


 PARA COMEÇARMOS NOSSO RESUMO SOBRE ESTE MARAVILHOSO TEMA, NECESSITAMOS DE UMA REFERÊNCIA QUE ENCONTRAMOS EM AP. 20.15. 

“E AQUELE QUE NÃO FOI ACHADO ESCRITO NO LIVRO DA VIDA FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO”. FICA CLARO PARA NÓS, QUE DEUS TEM UM LIVRO DE OCORRÊNCIAS, O QUAL ALÉM DE TER REGISTRADO NELE TODOS OS NOSSOS ATOS, TEM AINDA O NOSSO NOME INSERIDO NELE.

 O TEMA “JUÍZO FINAL” APONTA PARA NÓS QUE DEUS É AMOR, MAS TAMBÉM É JUSTIÇA. 

O LIVRO DA VIDA É O LIVRO CELESTE, ONDE ESTÃO ESCRITOS OS NOMES DOS JUSTOS, OS REMIDOS, OS SALVOS. A IDEIA DE QUE DEUS TEM UM “LIVRO DA VIDA” FOI ENUNCIADA PELA PRIMEIRA VEZ, PROVAVELMENTE, POR MOISÉS, QUE OROU PEDINDO QUE SEU NOME FOSSE RISCADO DO LIVRO DE DEUS, MAS NÃO OS DE SEUS COMPATRIOTAS ISRAELITAS (EX. 32.32,33). ESTE CONCEITO PROVAVELMENTE SURGIU DA PRÁTICA DE REGISTRAR AS PESSOAS POR SUA GENEALOGIA (JR. 22.30; NE. 7.5). DEUS JULGA AS PESSOAS E SUAS AÇÕES DE ACORDO COM OS PADRÕES DE SUA LEI. O JULGAMENTO PODE REFERIR-SE A ESSE PROCESSO DE DISCERNIMENTO OU À PUNIÇÃO DECORRENTE DA IRA E CONDENAÇÃO DE DEUS SOBRE OS DESOBEDIENTES (JO 5.24)

 NA BIBLIA, O JUÍZO MAIS IMPORTANTE É O JUÍZO FINAL, A ÚLTIMA SEPARAÇÃO ENTRE O BEM E O MAL NO FIM DA HISTÓRIA. O TEMPO PRECISO DESSE JULGAMENTO É APONTADO POR DEUS (AT. 17.31), MAS PERMANECE DESCONHECIDO AOS HOMENS (MT. 24.36). 

O JUÍZO FINAL É UMA TAREFA CONCEDIDA ESPECIFICAMENTE AO FILHO DE DEUS (JO. 5.22; AT. 17.31), COM O OBJETIVO DE CONCLUIR SUA OBRA COMO MEDIADOR, LIBERTAR SEU POVO DO PECADO E DESTRUIR TODOS OS INIMIGOS DE DEUS. O POVO DE DEUS (OS REMIDOS, SALVOS), PARTICIPARÁ COM CRISTO DA TAREFA DE JULGAR (1CO. 6.2-3; AP. 20.4)

 O PROPÓSITO DO JUÍZO FINAL É A GLÓRIA DE DEUS ATRAVÉS DA SALVAÇÃO DOS ELEITOS E A CONDENAÇÃO DOS ÍMPIOS (2TS. 1.3-10). AO LERMOS A BÍBLIA ENCONTRAMOS ALGUNS ACONTECIMENTOS QUE NOS LEVAM A PENSAR NO QUE OCORRERÁ NO JUÍZO FINAL. O MUNDO TODO FOI AFETADO PELO DILÚVIO E PELA CONFUSÃO DE LINGUAS NA TORRE DE BABEL (GN. 6.8; 11.1-9).

 AS NAÇÕES PAGÃS, DENTRE ELAS OS POVOS EGÍPCIOS E CANANEUS, TAMBÉM EXPERIMENTARAM O JULGAMENTO DE DEUS, ASSIM COMO OS ISRAELITAS QUANDO PERSISTIRAM NA REBELDIA. TAIS JULGAMENTOS SERVEM COMO ALERTA CONTÍNUO DAS CONSEQUÊNCIAS DA INCREDULIDADE. 

PARA CONCLUIRMOS, VAMOS OBSERVAR O QUE DIZ NOSSA LIÇÃO EM PAUTA: 

ANTES DO JUÍZO FINAL SATANÁS SERÁ PRESO POR UM PERÍODO DE TEMPO.

 O TODO PODEROSO (DEUS) VAI JULGAR AS AÇÕES DE TODOS OS HOMENS NO DIA DO JUÍZO FINAL.

 O JULGAMENTO DIVINO TERÁ COMO BASE OS REGISTROS CONTIDOS NO LIVRO DA VIDA (LIVRO DE OCORRÊNCIAS ONDE ESTÃO CONTIDOS NOSSOS ATOS). 

TEMOS QUE VIGIAR E ORAR COMO MANDA AS ESCRITURAS, POIS OS 3 AGENTES DA TENTAÇÃO: A CARNE, O DIABO E O MUNDO, ESTÃO AGINDO TREMENDAMENTE PARA APAGAR NOSSOS NOMES DO LIVRO DA VIDA. O MARTELO DO SUPREMO JUIZ (DEUS) VAI BATER OU PARA CONDENAR OU ABSOLVER. 

TEMOS QUE TER A CONVICÇÃO QUE O NOSSO NOME ESTÁ INSERIDO NO LIVRO DA VIDA E PEDIRMOS A DEUS GRAÇA E SABEDORIA PARA MANTER O NOSSO NOME ESCRITO NESTE LIVRO. PARA ISSO, DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR O QUE DISSE JESUS: “OUVIR A PALAVRA DE DEUS E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA EM NOSSAS VIDAS. (MT. 7) QUE DEUS NOS ABENÇOE E DERRAME AS SUA GRAÇA E SABEDORIA SOBRE NÓS.

 A PAZ DE JESUS,


 PR. LUIZ FELIPE DA COSTA DUARTE 

PROF. CLASSE SIMEÃO MATRIZ POA-RS

 FONTES: REVISTA DA EBD LIÇÃO 11 DICIONÁRIO ILUSTRADO DA 
BÍBLIA (VIDA NOVA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário