terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A GRANDE TRIBULAÇÃO - Lição 8



 INTRODUÇÃO
A lição desta semana nos fala do grande amor de Deus. Pode parecer paradoxal dizer que o maior sofrimento que vai ocorrer para a humanidade, desde Adão, é uma prova do amor de Deus. Mas é.
Deus deseja que todos se salvem e venham a morar com Ele. Essa é a razão de tantas oportunidades dada a humanidade através dos tempos. Deus é bondoso e justo, o mesmo tratamento dado a Israel está sendo dado à igreja, que são as promessas condicionais, as incondicionais e as individuais.
O período da grande tribulação é mais uma oportunidade para que os remanescentes descuidados, gentios ou hebreus, ainda possam usufruir do privilégio de chegar a Deus. É uma das maiores provas do amor divino.

I - A GRANDE TRIBULAÇÃO

1.       O que é a grande tribulação?
É um período de tempo, sete anos, em que a terra será assolada por catástrofes imensas. Na verdade não podemos afirmar taxativamente que serão sete anos de juízo e sim que vai ocorrer dentro deste período de sete anos, a última semana de Israel. No livro de Apocalipse temos relatado os detalhes deste poderoso evento de cunho mundial que será sentido de polo a polo, nos dois hemisférios e em todas as latitudes. Mas o evangelho será anunciado e uma grande multidão será salva.

2.       A igreja passará pela grande tribulação?
Essa questão divide os teólogos: uns argumentam que a igreja que será arrebatada é a igreja do período de Filadélfia, a igreja fiel e sofredora, cujas qualificações estão descritas no capítulo 3 de Apocalipse. Como a promessa final da carta diz que pela sua fidelidade seria guardada da ira de Deus, entendem que a grande tribulação é a ira de Deus e assim, a igreja não passará pela grande tribulação.
Argumentam outros que a igreja do segundo e terceiro século, Smirna, não foi poupada, logo, a igreja não será poupada, mas passará pela grande tribulação.
Há um terceiro grupo que fala que a ira de Deus será derramada sobre a terra somente após a sétima trombeta, que são os cálices da ira de Deus. Baseado na escritura de Paulo que diz que soada a trombeta de Deus, Jesus virá com seus anjos buscar a sua noiva, então a igreja participará de uma parte da tribulação.
Vamos expressar o nosso pensamento: a passagem de um período para outro da história da igreja, não ocorre instantaneamente, mas é uma passagem suave e progressiva.  Durante um curto período de tempo, convivem duas igrejas com suas características. No momento atual vemos a igreja fiel, Filadelfia, convivendo com a igreja emocional e sem compromisso, Laodisseia. As duas estão no mesmo templo, no mesmo culto.


Os sinais da vinda de Jesus (Mateus 24) mostram que seu retorno se dará  no momento em que uma igreja o espera e a outra não (parábola das dez virgens).
Temos então a resposta para a questão. A igreja fiel será arrebatada, não passará pela grande tribulação; a igreja descuidada ficará na terra, não será conduzida pelo Espírito Santo ao encontro de Cristo e passará pela grande tribulação.

II – A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE SATÂNICA NA GRANDE TRIBULAÇÃO
1.    A manifestação do anticristo

O anticristo é o homem que irá reger o mundo, governado totalmente por satanás. Como ele é uma imitação do Messias, o seu símbolo já o mostra: virá montado num cavalo branco, símbolo de autoridade. Como Jesus tem uma poderosa  espada, ele, por ser imitação, só pode portar um arco e sem flechas, demonstrando que o seu poder é limitado. Não fará o que deseja, mas tão somente o que o Todo Poderoso permitir que faça. Será um gentio, porque vem do mar, símbolo dos povos gentios, e mesmo assim enganará os israelitas, que pensarão ser o seu messias. Assim como seus parentes do século I não entenderam os profetas, eles tampouco entenderão as escrituras. Após um período de três anos e meio, cairão na realidade e serão perseguidos furiosamente, juntando-se a igreja descuidada que ficou aqui na terra. Para Israel será o período da angústia de Jacó.

2.    UM GOVERNO ÚNICO
A cada união política de partidos, governos, mercados comuns ou união comercial, teólogos já começam a projetar se não será o governo do anticristo. Foi assim com o comunismo, com a OTAM, com o Mercado Comum Europeu e por aí vai. O medo mais recente era dos tigres asiáticos e a China.
Essas alianças têm mais desavenças do que acordos. Acredito que farão parte do governo cruel, mas este tem de ser algo novo. Tem que ter muitas qualidades para que todos depositem nele total confiança física e espiritual. A Europa está vivendo uma época de miséria nesse campo, aceitará tranquilamente um ecumenismo, a Ásia e África na multicidade de seus deuses não terão dificuldades de assimilar uma nova cultura, a América mergulhada na idolatria certamente abraçara essa causa sem dificuldades. Esse governo terá que ter amplo domínio sobre a área econômica, militar e espiritual.

Os Estados Unidos, com seu poder bélico incomparável, perdeu todas as guerras que se envolveu depois da guerra mundial.  Eles têm vitórias militares, dominam a economia, mas não se envolvem na área religiosa, que é onde inicia as suas derrotas. No longo prazo a fé derruba o poderio econômico e bélico.
O anticristo executará uma estratégia oposta, dominará a religião, para garantir o poder.  Ele terá o auxilio de um homem judeu, a besta que sai da terra, como seu sacerdote supremo. Como um falso Espírito Santo, recebendo o poder direto de Satanás, o falso deus (falso profeta), fará milagres e até ressuscitará o anticristo que, como imitação de Cristo, tem de morrer e ressuscitar, e fará muitos outros prodígios, criando uma organização religiosa que acredito seja composto por algumas das organizações já existentes. Mas será o agente da salvação dos cristãos descuidados, que não estavam preparados para o dia do arrebatamento, pois matará todos que não adorarem a besta e seu robô, uma imagem que se move e fala, e que não sejam marcados com o seu símbolo, que é representado na Bíblia como o número 666. Essa profecia ainda está velada e só os que aqui estiverem na grande tribulação é que irão conhecê-la.

III – OS JUIZOS DE DEUS SOBRE O MUNDO
1. O LIVRO SELADO
Um livro que contém os juízos de Deus é apresentado ao apóstolo João. O livro (rolo) está todo escrito, não há mais nada para acrescentar e é selado com sete selos. As condições para romper os selos somente são satisfeitas por Jesus e somente Ele pode iniciar o julgamento da criação (“todo o poder o Pai me deu...”).
A ruptura dos quatro primeiros selos mostram os agentes do juízo. O reino do anticristo esta representado no cavalo branco, a guerra no vermelho, a fome no amarelo e a morte no preto.
Na quebra do quinto selo é descrita uma visão dos que foram salvos na grande tribulação, com a perda da vida terrena, foram assassinados, e creio que neste meio estarão muitos cristãos que perderam o arrebatamento. Estarão salvos, não há dúvidas, mas não receberão galardões e nem participarão das Bodas do Cordeiro. O seu sofrimento foi tão intenso que mesmo seguros debaixo do trono, clamarão por vingança.
No rasgar do sexto selo começam as consequências nefastas anunciadas pelos quatro cavaleiros: um terremoto de magnitude nunca vista irá ocorrer, que será sentido no mundo todo. Os vulcanólogos crentes acreditam que será a caldeira vulcânica do parque de Yellowstone que entrará no esperado colapso. Esse super vulcão modificará a geografia de toda a terra. Vamos colocar aí os grandes prédios vindo abaixo, tsunamis como nunca vistos, represas se rompendo e refinarias explodindo. As consequências serão terríveis, faltará luz, água, combustível, comida, etc.
É claro que não haverá recursos hospitalares e não será de admirar que alguém mate outro por um pedaço de pão velho ou uma garrafinha de água.
E isso é só o começo. Porque o sétimo selo não encerra as tragédias, mas as intensifica. Surgem sete anjos com trombetas, e a cada toque virá mais um juízo. Alguns estudiosos afirmam que essas ocorrências se iniciam depois de três anos e meio, mas a Bíblia não autoriza este cálculo, nem dá segurança nos indícios para essa afirmação.  A meia semana profetizada por Daniel se refere a Israel, e faz a referencia a um acordo religioso.
O primeiro anjo anuncia o julgamento do reino vegetal e um terço da área verde é consumido.
Na segunda trombeta morre a terça parte da vida marinha e um terço das embarcações são perdidas.
O terceiro anjo faz o juízo sobre a água doce e trinta por cento dos rios e lagos são envenenados. O agente deste juízo cai do céu, como mundo esta em guerras é plausível crer que essa contaminação seria de ogivas químicas, quem sabe meteoritos com compostos nocivos. Seja como for haverá escassez de água.
O toque da quinta anuncia um juízo terrível, um ser cai do céu com a chave da prisão onde demônios estão presos, por sua terrível belicosidade e maldade. Sairão para atormentar os homens por quase meio ano, mas os selados por Deus não sofrerão esse castigo. (cento e quarenta e quatro mil judeus). Som os levados a pensar que pode ser juntado a esse grupo, os que não tem o número da besta impresso no seu corpo.
A sexta trombeta mostra um cenário terrível, por que agora ganham liberdade os piores demônios e sua ação é tão funesta que trinta por cento da população morre.
Entre o sexto e o sétimo selo João discorre sobre outras visões, e entre elas se destaca as duas testemunhas. Tema de longos e incansáveis debates, sempre inconclusivos.
O som da última trombeta é no céu ouvida e essa não traz um juízo, mas sete. Sete anjos carregam sete taças que estão cheias da ira de Deus.
Os juízos são semelhantes as trombetas mas a magnitude é assustadora, a bíblia nos fala que estes dias não fossem abreviados ninguém sobreviveria. As consequências agora são globais, não mais um terço do reino vegetal, mas todo. Morrem todos os animais marinhos, toda água doce do mundo é contaminada, toda fauna e exterminada, é o caos generalizado, culmina com o reino da besta sendo atingido e desmoralizado, como reação há uma preparação para um grande evento militar que ocorrerá no vale do megido, também conhecido com armagedom.        

É o ultimo momento da terra com o a conhecemos, pois neste evento funesto será manifestado o poder de Cristo, tema da nossa próxima lição.

Ev.Mogar Silveira Rodrigues mogarsr@gmail.com
Professor da classe SIMEÃO  Matriz -Rua gen neto 384

Nenhum comentário:

Postar um comentário