segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Reino Milenial de Cristo. lição 10

O Reino Milenial de Cristo.
lição 10 

 EBD

A palavra milênio vem dos termos latinos mille ”mil” e annum ”ano”. Já o termo grego chilias também significa mil, aparecendo seis vezes no livro de Apocalipse.

 Literal ou simbólico.

 Os pré-milenistas tem sido muito criticado por basearem sua crença no Milênio em uma única passagem da escritura, que é Apocalipse 20. Como este livro bíblico se caracteriza pelo uso de uma grande quantidade de símbolos, os críticos afirmam que é tolice interpretar literalmente a expressão “mil anos”. Porém esta crítica não é válida.

Embora seja verdade o emprego de muitos símbolos no livro de Apocalipse, já foi demonstrado que todos eles são explicados no próprio livro ou em outros trechos da Bíblia. É claro que o número de mil anos só aparece no capitulo 20 de apocalipse, mas apenas esta única passagem o menciona seis vezes.
Entretanto, embora seja verdade que o Milênio- mil anos, só é encontrado em Apocalipse 20, a crença na era messiânica não se baseia somente nesta passagem. Inúmeras profecias do Antigo e Novo Testamento (Zc14.9; Is2.1-3; 60,3; Zc 14.16,17; Dn 2.44,45; 7,27; Mt 25.31-40; 2Tm 2. 12a) falam da vinda do messias para assentar-se no trono de Davi e estabelecer um reino de paz. A diferença entre o relato de Apocalipse e as passagens reveladas no Antigo Testamento concernente ao reino Milenial de Cristo está na duração deste reino – mil anos, e nas circunstâncias pelas quais o reino chegaria ao fim e com isso conduziria a ordem eterna.

 Após a grande tribulação Jesus voltara acompanhado pela sua Igreja, cercados por Anjos e será visto por todo o mundo (Cl 3.4; Ap 1.7; 1Ts 3.13; Mt 24. 42-44). Livrará Israel das mãos do Anticristo. O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo (Ap 19.20). Satanás será preso por mil anos (Ap 20. 1-3). Cristo convocará as nações da terra a sua presença e separará os que estiverem a sua direita dos que estiverem sua esquerda (Mt 25. 31-40). Imediatamente a estes acontecimentos terá início o Milênio.
O milênio será um tempo gloriosa para terra (Zc14. 9). Será um tempo de paz e harmonia jamais visto (Is. 65. 25). Também haverá abundancia sobre a terra (Jl 2. 24).

 No milênio, teremos um governo Teocrático, ou seja, a terra será governada por Jesus (Zc 14.9). Os reis da terra servirão à vontade do Rei dos reis, Jesus Cristo (Dn 7. 13-14; Lc 1. 31-33) seu governo alcançara todas as noções. Todos terão que se prostrar diante do Senhor. Jerusalém será a capital deste reino (Is 2.1-3; 60.3; Lc 21. 24).

Quando Cristo vier em Gloria para estabelecer seu Reinado sobre a terra durante mil anos, estará acompanhado de sua igreja que reinara com Ele com poder e autoridade (Ap 2.26-27; 2Tm 2.12). Além da Igreja entrarão no milênio, os judeus e gentios que forem salvos no período da grande tribulação e que estiverem vivos por ocasião da volta gloriosa de Cristo, bem como aqueles que morreram e não negaram o nome de cristo durante o período de perseguição, estes ressuscitarão ao termino da grande tribulação e entrarão no milênio (Ap 20. 4-6).


 O milênio será um tempo de controle tanto político como espiritual (Dn2. 35; Is 11.3-5. Trará recriminação e juízo para quem transgredir as ordenanças do messias (Sl 2.10-12). Haverá um período de mil anos de paz na terra. Isaias cap 2.vs 2 a 4 descreve uma das maiores características do reino messiânico: a paz universal. Embora surja diferenças entre as nações, elas não mais serão resolvidas por conflitos militares, mas pela palavra do senhor promulgada em Jerusalém. As famílias viverão em união ,não haverá mais guerras e ações terroristas. A natureza será transformada, animais ferozes perderão a sua ferocidade e poderão conviver harmoniosamente com os seres humanos (Is 11. 6-8; . A maldição da terra por causa do pecado desaparecerá (Gn 3.17- 18), não haverá mais pestes, enchentes e terremotos nem falta de alimentos (Jr 31. 12). Haverá saúde e prosperidade para todos .

Outra característica do milênio será uma época de longevidade “Pois eis que crio novos céus e nova terra; e não haverá lembranças das coisas passadas, jamais haverá memórias delas. Mas vos folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo regozijo. Exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvira nela voz de choro nem de clamor. Não haverá mais nela crianças para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado. (Is 65. -20). O milênio será um período em que as pessoas casarão, terão filhos, alcançarão uma idade bastante expressiva, pois não haverá mortalidade infantil. Os que edificarem e plantarem terão a garantia de usufruir das obras de suas mãos.
Portanto o milênio será um período nunca visto antes sobre a face da terra. O próprio Jesus reinara sobre as nações juntamente com a Igreja e Israel, seu reino trará um governo de justiça e paz.

 Bibliografia

 LaHaye Tim - Um milênio Literal: como ensinam as escrituras – Actual Edições. RS. 2006. Revista da Escola Bíblica- O final de todas as coisas: Esperança e gloria para os salvos. CPAD. 1ª semestre/2016.

cooperador desta semana nosso professor 
Pb. Daniel Venancio - Bom Jesus

 (prof.daniel_pacheco@hotmail.com)
 Alguma dúvida ? deixe seu comentário no blog ou escreva para o comentarista .

Nenhum comentário:

Postar um comentário