quinta-feira, 7 de abril de 2016

Lição 2 - Lições Bíblicas Adultos - 2º Trim./2016 - CPAD

Resumo da Lição 2 - A Necessidade Universal da Salvação em Cristo Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Mestre Adultos da CPAD, Pastor José Gonçalves.

Salas para crianças inaugurada na igreja Matriz de Porto Alegre

Ontem dia 06 de Abril de 2016 ,foram inauguradas as novas salas de aula da igreja Matriz de Porto Alegre, com a presença de nosso Pastor presidente João Oliveira de Souza e sua esposa Eunice. Sala projetadas especialmente para crianças de um a seis anos e sete a oito anos. Equipadas com moveis de acordo a idade , climatizadas, com tv ,armários projetados por medida, a ebd agradece aos nossos Pastores por este investimento nas vidas de nossas crianças. Nas fotos estão algumas de nossas professoras e cooperadores da obra. As Crianças principal alvo simplesmente amaram as novas salas , louvado seja Deus .




segunda-feira, 28 de março de 2016

Dia de Pascoa na Matriz



A EBD de Porto alegre , comemorou a Pascoa com uma belíssima peça
Dirigida por irmã Laura Lemos e Elizabeth Lemos . 
Agradecemos a Deus pois todas as classes foram representadas  









quarta-feira, 23 de março de 2016

O DESTINO FINAL DOS MORTOS lição 13 cpad

Chegamos a última lição deste trimestre, foi muito boa esta revista, alias ótima, pois nos levou ha uma maior compreensão, sobre a escatologia Bíblica , vários professores se esforçaram para trazer aqui em nosso blog uma ajuda através de subsídios destas treze lições. Continuaremos neste mesmo empenho neste novo trimestre que começa agora em abril de 2016 A superintendência da EBDPOARS (Escola Bíblica dominical de Porto Alegre Rio Grande do Sul)agradece a todos os professores e irmãos que participam deste blog.



   

terça-feira, 15 de março de 2016

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 12 NOVOS CÉUS E NOVA TERRA 20/03/2016

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
SUBSÍDIO DA LIÇÃO 12
NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
20 DE MARÇO DE 2016



Estudaremos nessa lição a renovação da criação, pois como diz as escrituras, Deus fará novas todas as coisas e as primeiras coisas serão passadas, pois Ele mesmo limpará toda lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor e nem dor.
Certamente a humanidade não suporta mais o pecado devido a consequência e dor do pecado, pois hoje o que mais se vê e ouve são lamentações, separações, depressões, destruições de famílias, casamentos, mortes e guerras. Apesar de os ímpios reafirmarem que amam o mundo e as suas concupiscências e que não querem Jesus nem buscar a igreja, suas almas clamam por salvação e o que mais se vê e ouve é o gemido das almas que não encontram saída para as suas aflições. O governo não tem saída. As famílias não tem saída. Os homens não têm saída, porque a saída e a solução está só em Jesus.
Mas a Bíblia nos ensina que não é só a humanidade que geme por redenção, pois o apóstolo Paulo fala em romanos ( Rm 8:18 a 22), que toda a criação geme com ardente expectativa sobre a revelação de Deus e sofre com dores de parto.
O pecado quando concebido no Éden, trouxe maldição para toda a terra (Gn 3:17), pois Deus disse a Adão: “maldita é a terra por tua causa”.

I – TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS
A Bíblia nos mostra diferença entre “o Céu” e “os céus”. Apesar da palavra hebraica “samayim” referir-se a céu, no contexto da passagem bíblica identificamos quando ela está se referindo a céus como lugar em que nós humanos observamos com nossos sentidos, cujos sol, estrelas e o todo o universo se encontra (Gn 15:5; Ex 32:13;) e “céu” no sentido invisível e espiritual de morada de Deus (Is 66:1; 1Rs 8:30,32).
Dificilmente alguém pensaria que Deus teria que renovar o céu invisível onde é sua morada, pois partimos sempre do princípio que no céu, morada de Deus, não há nada imperfeito, apesar de sabermos que houve o pecado de satanás nas regiões espirituais e que um terço dos santos anjos caíram pois pecaram a semelhança do diabo. Não sabemos se há alguma lembrança lá em cima desse episódio. Outra coisa importante de lembrarmos é que a Bíblia também revela que a morada futura de Deus será entre os homens pois Ele não mais habitará separado, mas com os homens (Ap 21:3).
Porém os céus visíveis, não há dúvida de que Deus fará tudo novo, pois tanto sol, como lua e as estrelas, infelizmente os homens passaram a adorar o exército do céu (2 Rs 17:16), além de ser fonte de prognosticadores, como os astrólogos e magos que usam e exploram os céus em busca de sinais para conhecer o futuro além de definir algumas divindades pagãs em determinados astros. Logo, contaminaram todo o universo sendo que para o esquecimento e destruição destas abominações, a solução será somente a renovação dos céus visíveis.
II – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
Novos Céus! Sem dúvida isso será maravilhoso, pois a começar pelo céu - firmamento logo acima, este começou a perder suas belas qualidades e características já no dilúvio quando perdemos “as águas de cima”, pois estudiosos afirmam que a atmosfera pré-diluviana era excelente e perfeita para a vida do homem na terra, uma das características e explicações da longevidade humana, pois a cicatrização e a saúde daquela atmosfera é incomparável com a nossa. Mas não foi só aí no dilúvio, de lá pra cá, continuamos perdendo as qualidades do céu até os dias de hoje, pois o efeito estufa, devido as poluições, queimadas e ação do homem caído, tem destruído a camada de Ozônio e esta encontra-se terrivelmente prejudicada e agonizando pela renovação do Senhor.
A terra de igual forma, já no Éden foi amaldiçoada, ou seja, ela dá por si só, apenas matos, inços, cipós, carrapichos, pega-pegas e uma quantidade expressiva de ervas daninhas que ainda que o homem prepare a terra e lance boa semente, elas aparecem no meio da plantação, sem que ninguém as plante, e tomam conta da horta a ponto de sufocar a planta frutífera e destruir com toda a plantação. Assim também é em um terreno limpo, em pouquíssimo tempo elas aparecem sem que ninguém as plante e transformam o local em um matagal insuportável.
Assim, quem é plantador ou cultivador da terra, sabe muito bem o trabalho que é roçar constante e incessantemente para cuidar da sua plantação, isso sem falar dos insetos fitófagos que pragas que destroem as plantações de um dia para o outro.
Também os tempos e as estações castigam os homens pois não há equilíbrio na natureza, pois em alguns lugares chove demais a ponto de destruir vilarejos e cidades inteiras, já em outros lugares a seca castiga esterilizando a terra e trazendo morte e sofrimento por todos os lados.
Certamente o Senhor precisa renovar tanto céus quanto a terra, mas a Bíblia diz que o Senhor também agirá no mar, pois João disse que na Nova terra ele não viu o mar, pois ele não mais existe.
Essa notícia parece forte, porém descansamos no Senhor sabendo que Ele sabe de todas as coisas. O mar não existirá, mas não foi dito que não haverá rios e lagos, pelo contrário, no meio da cidade Santa, João viu o Rio da Água da Vida (Ap 22:1).
O mar é bom, porém ele sempre foi limitador para os homens, além de ser símbolo de medo e de morte ele também é obstáculo e agente modificador do clima terrestre. Os homens sempre tiveram medo e receio do mar na antiguidade, imaginando monstros marinhos e que havia um abismo onde as naus caiam depois de determinada distância. E a Bíblia afirma que os homens voltarão a temer o mar nos últimos dias pelo bramido do mar e das ondas (Lc 21:25), com certeza uma alusão a atividade de maremotos e tsunamis que a terra irá enfrentar em breve.






II – NOVA JERUSALÉM
A nova Jerusalém será o lugar de morada dos salvos bem como o lugar de união e comunhão com Deus. Não mais no céus, mas a Bíblia revela que os santos, lavados e remidos no sangue do cordeiro cujos nomes estão escritos no livro da vida morarão como Deus na nova terra e na nova Jerusalém.
Essa cidade é gigantesca! Hoje não existe nada comparável com ela. Não possuímos tecnologia para o seu edifício, e nem espaço geográfico que pudesse acolher essa cidade.
O seu tamanho descrito em apocalipse (Ap 21:16) revela que ela é quadrangular, com mesma medida no comprimento, largura e altura, ou seja, ela mede 2200 quilômetros (12 mil estádios – 180 m cada estádio – ou 400 côvados), para um lado, para frente e para cima.
Dois mil e duzentos quilômetros é a distância de Porto Alegre até o estado do Espírito Santo, ou seja, depois de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda que imaginássemos uma cidade com largura e comprimento nesse tamanho, a cidade seria um quadrado de área de mais de 4 milhões e oitocentos mil metros quadrados, sendo que o Brasil de área tem 8 milhões e quinhentos mil, ou seja, a cidade ocuparia mais da metade do Brasil.
Burj Khalifa.jpgPorém, a Bíblia afirma que ela também tem 2200 quilômetros para cima! Sabe o que isso significa? Que a nova Jerusalém possui 10 bilhões, seiscentos e quarenta e oito milhões de metros cúbicos (10.648.000.000 m³), sendo que a área da superfície da terra tem 510 milhões e 100 mil metros quadrados (510.100.000 m²). Então vamos deixar como tema de casa para os matemáticos calcular o que representa isso.
Sem pensar que o maior edifício do mundo hoje é o Burj Dubai, um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano com 828 metros e 160 andares.
A Nova Jerusalém será 2 mil e seiscentas vezes mais alta. Não entendeu? Então de novo, a Nova Jerusalém será 2600 Burj Dubai um em cima do outro!
Para se ter uma ideia, os voos comerciais voam a uma altura de 12 mil metros de altura, ou seja, apenas 12 quilômetros de altura. A nova Jerusalém é 183 vezes mais alta que os voos comerciais.
A camada de ozônio fica a 50 km de altura, ou seja, 44 vezes mais baixo que a Nova Jerusalém e os satélites ficam na penúltima camada da atmosfera terrestre chamada de termosfera a 500 km de altura. A Nova Jerusalém é 4 vezes mais alta que isso, passando pela exosfera que é já a parte da atmosfera terrestre que se mistura com o espaço exterior!
Ou seja, não possuímos tecnologia para a construção dessa cidade e ela nem cabe nas condições atuais de nosso planeta!
A cidade é de ouro puro e de pedras preciosas. Você consegue imaginar quanto ela vale?
Ela terá grandes e altos muros de proteção de quase 70 metros de altura, porém ainda não sabemos por que e do que ela se protegerá, porém, o que importa é que João viu esses muros gigantescos ao redor da cidade. Para se ter uma idéia, a maior muralha que nós conhecemos hoje é a muralha da China, também conhecida como “Grande Muralha”.
The Great Wall of China at Jinshanling.jpgA Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 220 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming). Em 2012 foi anunciado que a Muralha da China mede 21196 quilômetros na totalidade e aproximadamente 7 metros de altura. Os astronautas dizem que é possível vê-la da lua e do espaço.
Porém os muros da cidade Santa são dez (10) vezes mais altas que a muralha da China.

Também terá 12 portas que estarão 3 em cada lado da cidade sendo que a Bíblia revela que essas portas não se fecharão de dia, sendo que nos é revelado que dentro da cidade não haverá noite “ali não haverá noite”, podemos assim inferir que possivelmente fora da cidade haverá noite e as portas serão fechadas, a menos que essa expressão “ali” seja o futuro, mas ficamos com o que podemos enteder (ali não haverá noite).
A Bíblia revela que os reis da terra virão até as portas da cidade e depositarão a sua glória e as nações da terra andarão na sua luz, provavelmente uma referência sobre andar sobre a sua lei. Porém, também ainda não se sabe direito quem são esses reis da terra, alguns estudiosos dizem que serão os próprios salvos mesmos pois seremos todos reis, já outros estudiosos dizem que serão os filhos de Adão remanescentes do milênio que voltaram a ter a pureza do primeiro Adão, porém não possuem corpo glorificado, são carne (Is 66:22 a 23). Mas ainda não sabemos com exatidão quem são.
Ali não haverá mais tristeza, nem pecado e nem pecadores. O termo “ali” aparece denovo, podendo estar se referindo apenas dentro da cidade, ou para os habitantes da cidade. O termo “ali” pode também estar se referindo ao futuro, englobando todos os que viverem naquele tempo, ou seja, ali no futuro.
O termo “E reinarão pelos séculos dos séculos”, pressupõe um reinado com reis e súditos, pois para reinar é preciso haver súditos, pois um reino não pode ter só reis, porém ainda não sabemos e não temos a visão do todo, pois a Bíblia diz que em parte conhecemos (1 Co 13:12) e os apóstolos diziam que agora não sabemos o que havemos de ser (1 Jo 3:2), mas uma coisa nós sabemos que aquilo que olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem penetrou no coração do homem, são as coisas que Deus preparou para os que o amam! (1 Co 2:9).  Maranata! Ora vem Senhor Jesus!




quarta-feira, 9 de março de 2016

O JUÍZO FINAL - lição 11 cpad trimestre de 2016

EBD MATRIZ LIÇÃO 11 - O JUÍZO FINAL


 PARA COMEÇARMOS NOSSO RESUMO SOBRE ESTE MARAVILHOSO TEMA, NECESSITAMOS DE UMA REFERÊNCIA QUE ENCONTRAMOS EM AP. 20.15. 

“E AQUELE QUE NÃO FOI ACHADO ESCRITO NO LIVRO DA VIDA FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO”. FICA CLARO PARA NÓS, QUE DEUS TEM UM LIVRO DE OCORRÊNCIAS, O QUAL ALÉM DE TER REGISTRADO NELE TODOS OS NOSSOS ATOS, TEM AINDA O NOSSO NOME INSERIDO NELE.

 O TEMA “JUÍZO FINAL” APONTA PARA NÓS QUE DEUS É AMOR, MAS TAMBÉM É JUSTIÇA. 

O LIVRO DA VIDA É O LIVRO CELESTE, ONDE ESTÃO ESCRITOS OS NOMES DOS JUSTOS, OS REMIDOS, OS SALVOS. A IDEIA DE QUE DEUS TEM UM “LIVRO DA VIDA” FOI ENUNCIADA PELA PRIMEIRA VEZ, PROVAVELMENTE, POR MOISÉS, QUE OROU PEDINDO QUE SEU NOME FOSSE RISCADO DO LIVRO DE DEUS, MAS NÃO OS DE SEUS COMPATRIOTAS ISRAELITAS (EX. 32.32,33). ESTE CONCEITO PROVAVELMENTE SURGIU DA PRÁTICA DE REGISTRAR AS PESSOAS POR SUA GENEALOGIA (JR. 22.30; NE. 7.5). DEUS JULGA AS PESSOAS E SUAS AÇÕES DE ACORDO COM OS PADRÕES DE SUA LEI. O JULGAMENTO PODE REFERIR-SE A ESSE PROCESSO DE DISCERNIMENTO OU À PUNIÇÃO DECORRENTE DA IRA E CONDENAÇÃO DE DEUS SOBRE OS DESOBEDIENTES (JO 5.24)

 NA BIBLIA, O JUÍZO MAIS IMPORTANTE É O JUÍZO FINAL, A ÚLTIMA SEPARAÇÃO ENTRE O BEM E O MAL NO FIM DA HISTÓRIA. O TEMPO PRECISO DESSE JULGAMENTO É APONTADO POR DEUS (AT. 17.31), MAS PERMANECE DESCONHECIDO AOS HOMENS (MT. 24.36). 

O JUÍZO FINAL É UMA TAREFA CONCEDIDA ESPECIFICAMENTE AO FILHO DE DEUS (JO. 5.22; AT. 17.31), COM O OBJETIVO DE CONCLUIR SUA OBRA COMO MEDIADOR, LIBERTAR SEU POVO DO PECADO E DESTRUIR TODOS OS INIMIGOS DE DEUS. O POVO DE DEUS (OS REMIDOS, SALVOS), PARTICIPARÁ COM CRISTO DA TAREFA DE JULGAR (1CO. 6.2-3; AP. 20.4)

 O PROPÓSITO DO JUÍZO FINAL É A GLÓRIA DE DEUS ATRAVÉS DA SALVAÇÃO DOS ELEITOS E A CONDENAÇÃO DOS ÍMPIOS (2TS. 1.3-10). AO LERMOS A BÍBLIA ENCONTRAMOS ALGUNS ACONTECIMENTOS QUE NOS LEVAM A PENSAR NO QUE OCORRERÁ NO JUÍZO FINAL. O MUNDO TODO FOI AFETADO PELO DILÚVIO E PELA CONFUSÃO DE LINGUAS NA TORRE DE BABEL (GN. 6.8; 11.1-9).

 AS NAÇÕES PAGÃS, DENTRE ELAS OS POVOS EGÍPCIOS E CANANEUS, TAMBÉM EXPERIMENTARAM O JULGAMENTO DE DEUS, ASSIM COMO OS ISRAELITAS QUANDO PERSISTIRAM NA REBELDIA. TAIS JULGAMENTOS SERVEM COMO ALERTA CONTÍNUO DAS CONSEQUÊNCIAS DA INCREDULIDADE. 

PARA CONCLUIRMOS, VAMOS OBSERVAR O QUE DIZ NOSSA LIÇÃO EM PAUTA: 

ANTES DO JUÍZO FINAL SATANÁS SERÁ PRESO POR UM PERÍODO DE TEMPO.

 O TODO PODEROSO (DEUS) VAI JULGAR AS AÇÕES DE TODOS OS HOMENS NO DIA DO JUÍZO FINAL.

 O JULGAMENTO DIVINO TERÁ COMO BASE OS REGISTROS CONTIDOS NO LIVRO DA VIDA (LIVRO DE OCORRÊNCIAS ONDE ESTÃO CONTIDOS NOSSOS ATOS). 

TEMOS QUE VIGIAR E ORAR COMO MANDA AS ESCRITURAS, POIS OS 3 AGENTES DA TENTAÇÃO: A CARNE, O DIABO E O MUNDO, ESTÃO AGINDO TREMENDAMENTE PARA APAGAR NOSSOS NOMES DO LIVRO DA VIDA. O MARTELO DO SUPREMO JUIZ (DEUS) VAI BATER OU PARA CONDENAR OU ABSOLVER. 

TEMOS QUE TER A CONVICÇÃO QUE O NOSSO NOME ESTÁ INSERIDO NO LIVRO DA VIDA E PEDIRMOS A DEUS GRAÇA E SABEDORIA PARA MANTER O NOSSO NOME ESCRITO NESTE LIVRO. PARA ISSO, DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR O QUE DISSE JESUS: “OUVIR A PALAVRA DE DEUS E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA EM NOSSAS VIDAS. (MT. 7) QUE DEUS NOS ABENÇOE E DERRAME AS SUA GRAÇA E SABEDORIA SOBRE NÓS.

 A PAZ DE JESUS,


 PR. LUIZ FELIPE DA COSTA DUARTE 

PROF. CLASSE SIMEÃO MATRIZ POA-RS

 FONTES: REVISTA DA EBD LIÇÃO 11 DICIONÁRIO ILUSTRADO DA 
BÍBLIA (VIDA NOVA).

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Reino Milenial de Cristo. lição 10

O Reino Milenial de Cristo.
lição 10 

 EBD

A palavra milênio vem dos termos latinos mille ”mil” e annum ”ano”. Já o termo grego chilias também significa mil, aparecendo seis vezes no livro de Apocalipse.

 Literal ou simbólico.

 Os pré-milenistas tem sido muito criticado por basearem sua crença no Milênio em uma única passagem da escritura, que é Apocalipse 20. Como este livro bíblico se caracteriza pelo uso de uma grande quantidade de símbolos, os críticos afirmam que é tolice interpretar literalmente a expressão “mil anos”. Porém esta crítica não é válida.

Embora seja verdade o emprego de muitos símbolos no livro de Apocalipse, já foi demonstrado que todos eles são explicados no próprio livro ou em outros trechos da Bíblia. É claro que o número de mil anos só aparece no capitulo 20 de apocalipse, mas apenas esta única passagem o menciona seis vezes.
Entretanto, embora seja verdade que o Milênio- mil anos, só é encontrado em Apocalipse 20, a crença na era messiânica não se baseia somente nesta passagem. Inúmeras profecias do Antigo e Novo Testamento (Zc14.9; Is2.1-3; 60,3; Zc 14.16,17; Dn 2.44,45; 7,27; Mt 25.31-40; 2Tm 2. 12a) falam da vinda do messias para assentar-se no trono de Davi e estabelecer um reino de paz. A diferença entre o relato de Apocalipse e as passagens reveladas no Antigo Testamento concernente ao reino Milenial de Cristo está na duração deste reino – mil anos, e nas circunstâncias pelas quais o reino chegaria ao fim e com isso conduziria a ordem eterna.

 Após a grande tribulação Jesus voltara acompanhado pela sua Igreja, cercados por Anjos e será visto por todo o mundo (Cl 3.4; Ap 1.7; 1Ts 3.13; Mt 24. 42-44). Livrará Israel das mãos do Anticristo. O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo (Ap 19.20). Satanás será preso por mil anos (Ap 20. 1-3). Cristo convocará as nações da terra a sua presença e separará os que estiverem a sua direita dos que estiverem sua esquerda (Mt 25. 31-40). Imediatamente a estes acontecimentos terá início o Milênio.
O milênio será um tempo gloriosa para terra (Zc14. 9). Será um tempo de paz e harmonia jamais visto (Is. 65. 25). Também haverá abundancia sobre a terra (Jl 2. 24).

 No milênio, teremos um governo Teocrático, ou seja, a terra será governada por Jesus (Zc 14.9). Os reis da terra servirão à vontade do Rei dos reis, Jesus Cristo (Dn 7. 13-14; Lc 1. 31-33) seu governo alcançara todas as noções. Todos terão que se prostrar diante do Senhor. Jerusalém será a capital deste reino (Is 2.1-3; 60.3; Lc 21. 24).

Quando Cristo vier em Gloria para estabelecer seu Reinado sobre a terra durante mil anos, estará acompanhado de sua igreja que reinara com Ele com poder e autoridade (Ap 2.26-27; 2Tm 2.12). Além da Igreja entrarão no milênio, os judeus e gentios que forem salvos no período da grande tribulação e que estiverem vivos por ocasião da volta gloriosa de Cristo, bem como aqueles que morreram e não negaram o nome de cristo durante o período de perseguição, estes ressuscitarão ao termino da grande tribulação e entrarão no milênio (Ap 20. 4-6).


 O milênio será um tempo de controle tanto político como espiritual (Dn2. 35; Is 11.3-5. Trará recriminação e juízo para quem transgredir as ordenanças do messias (Sl 2.10-12). Haverá um período de mil anos de paz na terra. Isaias cap 2.vs 2 a 4 descreve uma das maiores características do reino messiânico: a paz universal. Embora surja diferenças entre as nações, elas não mais serão resolvidas por conflitos militares, mas pela palavra do senhor promulgada em Jerusalém. As famílias viverão em união ,não haverá mais guerras e ações terroristas. A natureza será transformada, animais ferozes perderão a sua ferocidade e poderão conviver harmoniosamente com os seres humanos (Is 11. 6-8; . A maldição da terra por causa do pecado desaparecerá (Gn 3.17- 18), não haverá mais pestes, enchentes e terremotos nem falta de alimentos (Jr 31. 12). Haverá saúde e prosperidade para todos .

Outra característica do milênio será uma época de longevidade “Pois eis que crio novos céus e nova terra; e não haverá lembranças das coisas passadas, jamais haverá memórias delas. Mas vos folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo regozijo. Exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvira nela voz de choro nem de clamor. Não haverá mais nela crianças para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado. (Is 65. -20). O milênio será um período em que as pessoas casarão, terão filhos, alcançarão uma idade bastante expressiva, pois não haverá mortalidade infantil. Os que edificarem e plantarem terão a garantia de usufruir das obras de suas mãos.
Portanto o milênio será um período nunca visto antes sobre a face da terra. O próprio Jesus reinara sobre as nações juntamente com a Igreja e Israel, seu reino trará um governo de justiça e paz.

 Bibliografia

 LaHaye Tim - Um milênio Literal: como ensinam as escrituras – Actual Edições. RS. 2006. Revista da Escola Bíblica- O final de todas as coisas: Esperança e gloria para os salvos. CPAD. 1ª semestre/2016.

cooperador desta semana nosso professor 
Pb. Daniel Venancio - Bom Jesus

 (prof.daniel_pacheco@hotmail.com)
 Alguma dúvida ? deixe seu comentário no blog ou escreva para o comentarista .

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA

Lição nº 9 – EBD
28/02/2016
A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA

Leitura Bíblica em classe: Mt. 24: 29 e 30; Ap. 19: 19 e 20 e Ap. 20: 1-3
Objetivos da Lição
1 – Saber que Jesus voltará e que todos O verão,
2 – Explicar que Jesus voltará para dar a devida recompensa aos ímpios,
2 – Compreender como será o Milênio.
 Introdução:
Nesta Lição veremos que após o catastrófico período da Grande Tribulação, Jesus virá com os salvos de todos os tempos e lugares da terra acompanhado por um cortejo celestial e implantará o seu Reino Milenial na terra.
I - JESUS VOLTARÁ E TODOS O VERÃO
1 – Jesus voltará com Poder e Glória
Jesus vendo a preocupação de seus discípulos, procurou confortá-los com a Palavra de Deus registrada em Jo. 14: 1-3, onde Jesus afirma que viria outra vez e os levaria para Si.  (Jo 14: 3). Êle vira do céu com alarido e com voz de Arcanjos e com a Trombeta de Deus. (Is. 11:12, I Tes. 4:16)
A sua vinda será visível aos olhos de todos. (Ap. 1: 7)
Cristo voltará não só para acabar com a Grande Tribulação, mas livrar Israel do Anticristo e seus aliados e implantar o Seu Reino Milenial.
2 – O cortejo que acompanhará o Rei
João registra no Apocalipse a visão do Cortejo Real, que acompanhará Cristo em sua vinda em Glória, para assumir o governo Total do Universo. (Ap. 19: 12-16)
Assim, o principal enfoque do Milênio é o Salvador Jesus Cristo, que instituirá o seu Reino de Justiça e Paz. (Sl. 2: 6-9)



II – JESUS VOLTARÁ PARA DAR A DEVIDA RECOMPENSA AOS ÍMPIOS E PARA LIVRAR ISRAEL DO EXTERMÍNIO
1 – A recompensa dos ímpios
O pecado de iniquidade, depravação, blasfêmia, corrupção, ganância, injustiça e egoísmo contra a família nunca  foi tão acentuado como no presente século, praticados de forma legal e institucional, ignorando as Leis de Deus. ( Mq. 2:10)
2 - A Batalha de Armagedom
Os exércitos do Anticristo combaterão contra Israel, junto ao vale do Armagedom (Ap. 16:16)
O objetivo é exterminar Israel. (Ap. 14:20)
A batalha durará só um dia. Nesta batalha um terço dos Judeus morrerão. (Zc. 13:8)
3 – O Anticristo se voltará contra Jesus (Ap.19:19)
Jesus a frente do exército Celestial, em cavalos brancos, vencerão o Anticristo e o falso Profeta e os lançarão no Lago de Fogo. (II Tes. 2:8, Ap. 19:20)
Os exércitos inimigos serão destruídos. (Zc. 14:12), e com o Sopro de Sua Boca (II Tes.2:8), destruirão todos os sistemas mundiais e Satânicos . Nova Ordem Mundial acontecerá. (Dn. 2:44 e 45, Mt. 21:44b), um anjo renderá o Diabo e o amarrará, e o lançará no abismo, onde permanecerá por mil anos. (Ap. 20:3)
4 – O fim  da Batalha do Armagedom
Com a prisão da Trindade Satânica, o Anticristo estará destruído. Os pecadores, ante os juízos de Cristo sobre a besta e inimigos de Israel, terão tanto pavor que clamarão pela morte. (Ap. 6:15-17)
Israel, com a Vitória retumbante de Jesus sobre o Anticristo, assumirá suas funções no Milênio. (Ez.36:26-38)
5 – O Julgamento Divino
Com a derrota do Anticristo, começará o julgamento das nações, especialmente as que se levantaram contra Israel. (Zc. 12:3b). Jesus sentar-se-á no Seu Trono de Glória, no lugar chamado “VALE DE JOSAFÁ”. (Jl.3:12 e 14) onde serão julgados, coletivamente, as nações. (Mt. 24:32), como trataram Israel. (Mt. 25:40 e 45)


6 – A separação dos  “Bodes” e das “Ovelhas” Mt. 25:31-33)
Jesus deu um exemplo com ovelhas e bodes, para demonstrar a diferença existente entre os incrédulos e os crentes. Era comum as ovelhas e os bodes pastarem juntos. As ovelhas representam todos os que aceitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, tornando-se filhos de Deus. (I Jo. 4:15). Os bodes são aqueles que rejeitam a Cristo e seu sacrifício na Cruz do Calvário. Mt. 25:41-46)
III – PREPARAÇÃO PARA O MILENIO
1 – Satanás será preso por Mil Anos
Segundo a Palavra de Deus, Satanás é preso por mil anos e haverá três destinos:
1 – O Anticristo e falso Profeta serão lançados no lago de fogo. (Ap. 19:20, (Mt. 25:41)
2 – Os seguidores do Anticristo irão para o Hades, onde aguardarão o Juízo Final. (Mt. 25:41)
3 – Satanás será preso por Mil Anos. (Ap. 20:1-3)
No Milênio os salvos estarão com Jesus Cristo para Reinar com Êle. (Mt. 25:34)
RESUMO:
No arrebatamento da Igreja, haverá dois grupos:
1- Os que irão com Cristo, (Ap. 20:34)
2- E os que ficarão. (Ap. 22:15)
1 - Quando acontecerá esse evento Glorioso
Segundo a Bíblia Sagrada, ocorrerá após a Grande Tribulação, profetizada pelo profeta Daniel. (Dn. 12:1), e pelo próprio Cristo. (Mt. 24;21). Após também, das Bodas do Cordeiro. Jo. (14:2 e 3) e o governo do Anticristo, pelo período de sete anos. (Dn. 9:27ª)
2 - Quem participará desse maravilhoso evento
a) Aqueles que aceitaram a Cristo como seu Senhor e Salvador. (Rom. 10:9), (I Jo         4:15)
b) Os que estão atentos e vigilantes aos sinais que antecedem a volta de Cristo e que são retos diante de Deus. (Mt. 25: 1-13, Mt. 24:9, Ap. 2:10)
c) Os que esperam a volta de Cristo em Santidade. ( Jo. 14:3, Pv. 8:17)
d) Os que morreram em Cristo. (I Tes. 4:15)
e) Os que estão vivos e permanecerem fiéis ao Senhor. ( I Cor. 15:51, Fl. 3:21)
f) Os que liberaram perdão ao seu próximo e mantiveram-se em Santidade diante de  Deus. (Mt. 18:21), I Jo. 3:10)  

Conclusão -  Vivemos em uma época que seguidamente ouvimos dizer: Temos que nos preparar para a Vinda de Cristo. - Não haverá tempo para nos preparar. Temos que estar preparados, já, agora, hoje. Santificados em Cristo.
E o mesmo Deus de Paz vos Santifique em tudo, e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis, para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (II Tes. 5:22)     A M É M
Porto Alegre, 21 de Fevereiro de 2016.
Pr. Odil Castro da Silva


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Aniversariante do dia

Escola Bíblica Dominical - campo ADPOA
Nós da superintendência da EBDPOARS fazemos uma justa homenagem a nossa irmã Jocelaine D. Marques, pois hoje é seu aniversario, louvamos a Deus por sua dedicação a tantos anos ensinando, louvando ao Senhor sempre na ebd. Jo, carinhosamente assim chamada por nós, está a frente da nossa superintendência infantil, cuidando de nossos pequenos com amor e dedicação, Parabéns Deus te abençoe e te ilumine com seu Espirito Santo .
Uma coisa pedi ao Senhor
e a procuro:
que eu possa vive
r na casa do Senhor
todos os dias da minha vida,
para contemplar a bondade do Senhor
e buscar sua orientação no seu templo.
Salmos 27:4 

Pr.João Paim, Denise Marques, EV. Joel Marques, Leniza Marques

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A GRANDE TRIBULAÇÃO - Lição 8



 INTRODUÇÃO
A lição desta semana nos fala do grande amor de Deus. Pode parecer paradoxal dizer que o maior sofrimento que vai ocorrer para a humanidade, desde Adão, é uma prova do amor de Deus. Mas é.
Deus deseja que todos se salvem e venham a morar com Ele. Essa é a razão de tantas oportunidades dada a humanidade através dos tempos. Deus é bondoso e justo, o mesmo tratamento dado a Israel está sendo dado à igreja, que são as promessas condicionais, as incondicionais e as individuais.
O período da grande tribulação é mais uma oportunidade para que os remanescentes descuidados, gentios ou hebreus, ainda possam usufruir do privilégio de chegar a Deus. É uma das maiores provas do amor divino.

I - A GRANDE TRIBULAÇÃO

1.       O que é a grande tribulação?
É um período de tempo, sete anos, em que a terra será assolada por catástrofes imensas. Na verdade não podemos afirmar taxativamente que serão sete anos de juízo e sim que vai ocorrer dentro deste período de sete anos, a última semana de Israel. No livro de Apocalipse temos relatado os detalhes deste poderoso evento de cunho mundial que será sentido de polo a polo, nos dois hemisférios e em todas as latitudes. Mas o evangelho será anunciado e uma grande multidão será salva.

2.       A igreja passará pela grande tribulação?
Essa questão divide os teólogos: uns argumentam que a igreja que será arrebatada é a igreja do período de Filadélfia, a igreja fiel e sofredora, cujas qualificações estão descritas no capítulo 3 de Apocalipse. Como a promessa final da carta diz que pela sua fidelidade seria guardada da ira de Deus, entendem que a grande tribulação é a ira de Deus e assim, a igreja não passará pela grande tribulação.
Argumentam outros que a igreja do segundo e terceiro século, Smirna, não foi poupada, logo, a igreja não será poupada, mas passará pela grande tribulação.
Há um terceiro grupo que fala que a ira de Deus será derramada sobre a terra somente após a sétima trombeta, que são os cálices da ira de Deus. Baseado na escritura de Paulo que diz que soada a trombeta de Deus, Jesus virá com seus anjos buscar a sua noiva, então a igreja participará de uma parte da tribulação.
Vamos expressar o nosso pensamento: a passagem de um período para outro da história da igreja, não ocorre instantaneamente, mas é uma passagem suave e progressiva.  Durante um curto período de tempo, convivem duas igrejas com suas características. No momento atual vemos a igreja fiel, Filadelfia, convivendo com a igreja emocional e sem compromisso, Laodisseia. As duas estão no mesmo templo, no mesmo culto.


Os sinais da vinda de Jesus (Mateus 24) mostram que seu retorno se dará  no momento em que uma igreja o espera e a outra não (parábola das dez virgens).
Temos então a resposta para a questão. A igreja fiel será arrebatada, não passará pela grande tribulação; a igreja descuidada ficará na terra, não será conduzida pelo Espírito Santo ao encontro de Cristo e passará pela grande tribulação.

II – A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE SATÂNICA NA GRANDE TRIBULAÇÃO
1.    A manifestação do anticristo

O anticristo é o homem que irá reger o mundo, governado totalmente por satanás. Como ele é uma imitação do Messias, o seu símbolo já o mostra: virá montado num cavalo branco, símbolo de autoridade. Como Jesus tem uma poderosa  espada, ele, por ser imitação, só pode portar um arco e sem flechas, demonstrando que o seu poder é limitado. Não fará o que deseja, mas tão somente o que o Todo Poderoso permitir que faça. Será um gentio, porque vem do mar, símbolo dos povos gentios, e mesmo assim enganará os israelitas, que pensarão ser o seu messias. Assim como seus parentes do século I não entenderam os profetas, eles tampouco entenderão as escrituras. Após um período de três anos e meio, cairão na realidade e serão perseguidos furiosamente, juntando-se a igreja descuidada que ficou aqui na terra. Para Israel será o período da angústia de Jacó.

2.    UM GOVERNO ÚNICO
A cada união política de partidos, governos, mercados comuns ou união comercial, teólogos já começam a projetar se não será o governo do anticristo. Foi assim com o comunismo, com a OTAM, com o Mercado Comum Europeu e por aí vai. O medo mais recente era dos tigres asiáticos e a China.
Essas alianças têm mais desavenças do que acordos. Acredito que farão parte do governo cruel, mas este tem de ser algo novo. Tem que ter muitas qualidades para que todos depositem nele total confiança física e espiritual. A Europa está vivendo uma época de miséria nesse campo, aceitará tranquilamente um ecumenismo, a Ásia e África na multicidade de seus deuses não terão dificuldades de assimilar uma nova cultura, a América mergulhada na idolatria certamente abraçara essa causa sem dificuldades. Esse governo terá que ter amplo domínio sobre a área econômica, militar e espiritual.

Os Estados Unidos, com seu poder bélico incomparável, perdeu todas as guerras que se envolveu depois da guerra mundial.  Eles têm vitórias militares, dominam a economia, mas não se envolvem na área religiosa, que é onde inicia as suas derrotas. No longo prazo a fé derruba o poderio econômico e bélico.
O anticristo executará uma estratégia oposta, dominará a religião, para garantir o poder.  Ele terá o auxilio de um homem judeu, a besta que sai da terra, como seu sacerdote supremo. Como um falso Espírito Santo, recebendo o poder direto de Satanás, o falso deus (falso profeta), fará milagres e até ressuscitará o anticristo que, como imitação de Cristo, tem de morrer e ressuscitar, e fará muitos outros prodígios, criando uma organização religiosa que acredito seja composto por algumas das organizações já existentes. Mas será o agente da salvação dos cristãos descuidados, que não estavam preparados para o dia do arrebatamento, pois matará todos que não adorarem a besta e seu robô, uma imagem que se move e fala, e que não sejam marcados com o seu símbolo, que é representado na Bíblia como o número 666. Essa profecia ainda está velada e só os que aqui estiverem na grande tribulação é que irão conhecê-la.

III – OS JUIZOS DE DEUS SOBRE O MUNDO
1. O LIVRO SELADO
Um livro que contém os juízos de Deus é apresentado ao apóstolo João. O livro (rolo) está todo escrito, não há mais nada para acrescentar e é selado com sete selos. As condições para romper os selos somente são satisfeitas por Jesus e somente Ele pode iniciar o julgamento da criação (“todo o poder o Pai me deu...”).
A ruptura dos quatro primeiros selos mostram os agentes do juízo. O reino do anticristo esta representado no cavalo branco, a guerra no vermelho, a fome no amarelo e a morte no preto.
Na quebra do quinto selo é descrita uma visão dos que foram salvos na grande tribulação, com a perda da vida terrena, foram assassinados, e creio que neste meio estarão muitos cristãos que perderam o arrebatamento. Estarão salvos, não há dúvidas, mas não receberão galardões e nem participarão das Bodas do Cordeiro. O seu sofrimento foi tão intenso que mesmo seguros debaixo do trono, clamarão por vingança.
No rasgar do sexto selo começam as consequências nefastas anunciadas pelos quatro cavaleiros: um terremoto de magnitude nunca vista irá ocorrer, que será sentido no mundo todo. Os vulcanólogos crentes acreditam que será a caldeira vulcânica do parque de Yellowstone que entrará no esperado colapso. Esse super vulcão modificará a geografia de toda a terra. Vamos colocar aí os grandes prédios vindo abaixo, tsunamis como nunca vistos, represas se rompendo e refinarias explodindo. As consequências serão terríveis, faltará luz, água, combustível, comida, etc.
É claro que não haverá recursos hospitalares e não será de admirar que alguém mate outro por um pedaço de pão velho ou uma garrafinha de água.
E isso é só o começo. Porque o sétimo selo não encerra as tragédias, mas as intensifica. Surgem sete anjos com trombetas, e a cada toque virá mais um juízo. Alguns estudiosos afirmam que essas ocorrências se iniciam depois de três anos e meio, mas a Bíblia não autoriza este cálculo, nem dá segurança nos indícios para essa afirmação.  A meia semana profetizada por Daniel se refere a Israel, e faz a referencia a um acordo religioso.
O primeiro anjo anuncia o julgamento do reino vegetal e um terço da área verde é consumido.
Na segunda trombeta morre a terça parte da vida marinha e um terço das embarcações são perdidas.
O terceiro anjo faz o juízo sobre a água doce e trinta por cento dos rios e lagos são envenenados. O agente deste juízo cai do céu, como mundo esta em guerras é plausível crer que essa contaminação seria de ogivas químicas, quem sabe meteoritos com compostos nocivos. Seja como for haverá escassez de água.
O toque da quinta anuncia um juízo terrível, um ser cai do céu com a chave da prisão onde demônios estão presos, por sua terrível belicosidade e maldade. Sairão para atormentar os homens por quase meio ano, mas os selados por Deus não sofrerão esse castigo. (cento e quarenta e quatro mil judeus). Som os levados a pensar que pode ser juntado a esse grupo, os que não tem o número da besta impresso no seu corpo.
A sexta trombeta mostra um cenário terrível, por que agora ganham liberdade os piores demônios e sua ação é tão funesta que trinta por cento da população morre.
Entre o sexto e o sétimo selo João discorre sobre outras visões, e entre elas se destaca as duas testemunhas. Tema de longos e incansáveis debates, sempre inconclusivos.
O som da última trombeta é no céu ouvida e essa não traz um juízo, mas sete. Sete anjos carregam sete taças que estão cheias da ira de Deus.
Os juízos são semelhantes as trombetas mas a magnitude é assustadora, a bíblia nos fala que estes dias não fossem abreviados ninguém sobreviveria. As consequências agora são globais, não mais um terço do reino vegetal, mas todo. Morrem todos os animais marinhos, toda água doce do mundo é contaminada, toda fauna e exterminada, é o caos generalizado, culmina com o reino da besta sendo atingido e desmoralizado, como reação há uma preparação para um grande evento militar que ocorrerá no vale do megido, também conhecido com armagedom.        

É o ultimo momento da terra com o a conhecemos, pois neste evento funesto será manifestado o poder de Cristo, tema da nossa próxima lição.

Ev.Mogar Silveira Rodrigues mogarsr@gmail.com
Professor da classe SIMEÃO  Matriz -Rua gen neto 384